Civilidade e Temor a Deus |1

A civilização avança com base em repressão e esperança.. chicote e bombom..

Coloca-se na cabeça das pessoas, em especial quando ainda são crianças, medos e promessas os mais variados.. “Se mexer.. apanha..”, “Se estudar.. tem sorvete..” Depois, vem outras mais sutis e mais abstratas como: “assim, você vai pro inferno”, “obedeça e você terá vida eterna junto ao Pai”.. Todas as religiões fazem “apelos” como estes, acima.

As propostas Éticas e Humanistas não trazem apelos tão radicais.. nem tão óbvios.. elas exigem muita reflexão e confiança no futuro, mesmo diante de um presente negativo e cheio de incertezas, que parece imutável nos sermões religiosos.. De um modo bem particular, destaco a Bíblia cristã, que tem origem em textos da cultura judaica antiga.. cujos sacerdotes, para superar o seu “complexo de povo escravo” e dar credibilidade a seus textos, diziam serem “textos inspirados por Deus”.. |2

No entanto, essa Bíblia (remixada ao longo de embates políticos diversos) é um livro de extremos: temos saberes de elevado valor ético e humanista ao lado de textos absolutamente inúteis, se não prejudiciais à evolução da pessoa humana.. por conveniência, em cada uma das milhares de seitas ditas cristãs, alguns textos são repisados nos cultos e outros chegam a ser renegados!!

Como assim?

Curiosos, podemos perguntar:

– Posso, então, “à revelia de Deus”, escolher no que eu quero acreditar?
– Depois da Bíblia, ninguém escreveu mais nada “inspirado por Deus”?

Sim, podemos desenvolver a nossa Ética e nosso espírito Humanitário estudando também a Bíblia..

Não, nessa busca, não podemos (nem devemos) nos limitar ao estudo da Bíblia..

Por que?

Resumidamente, eis o meu entendimento: Deus, sendo único e maravilhoso, cuja concepção (por pessoas) se deu há mais de 2 mil antes de Cristo, no Egito (onde os judeus O conheceram e dEle se apropriaram), em sua infinita misericórdia, continua nos mostrando, em cada por de sol, em cada pássaro que vemos, em cada copo d'água que bebemos, no ar que respiramos.. que não tem intermediários.. |3

Portanto, compete a cada um de nós busca-lO e encontra-lO em nós mesmos, pela prática do pensamento, da palavra e da ação Ética e Humanista de cada dia..

Concluindo.. oro para que sejamos gratos a Deus e dediquemos a Ele a nossa vida.. que seja uma vida voltada a fazer o bem e a ajudar no crescimento do próximo.. e nunca seja uma vida egoísta e medíocre..

DEUS SEJA LOUVADO!!

Carinho e Paz!