O que é Coaching em tempo real? |1


O que é e como funciona o coaching

Coaching (neologismo de origem inglesa) é um processo de desenvolvi­mento humano, personalizado, no qual o cliente e o seu coach (pro­fissional qualificado a praticar o coaching) buscam a melhor solução para dificuldades reais enfrentadas pelo cliente.|2

É uma atividade profissional que utiliza uma gama variada (quase sempre avançada) de conhecimentos, experiências e habilidades; strictu senso não é consultoria, nem treina­mento, orientação ou aconselhamento, sendo, a um só tempo, um pouco de tudo isso através de seu processo peculiar de questionamento.

O coaching, em seu formato regular, ocorre através de encontros (ou sessões) pessoais presenciais, ou via internet ou telefone, entre o cliente (em geral, uma única pessoa) e o coach. Nessas ocasiões,  conforme o seu julgamento de fatos e circunstân­cias relatados pelo cliente, o coach, seguindo modelos e ferramentas de diagnóstico, ajuda o cliente a melhorar a sua compreensão de si próprio e do entorno (ou seja, a ir além de seu estágio atual de compreensão) para atuar de forma mais eficaz e mais eficiente, por exemplo, na continuidade de um projeto ou de um processo em andamento.

Ressalte-se que o coach não diz ao cliente o quê fazer, nem quando nem como fazer. Tampouco faz julga­mentos de valor. O coach se limita, socrática e dialeticamente, a questionar o cliente, de modo a ajuda-lo na busca que deve fazer, ele próprio, da melhor compreensão e da “solução” para os seus dilemas, conflitos e impasses (pessoais e profissionais).

Um coaching bem sucedido “liberta” o cliente, pois, como intervenção de desenvolvimento, tem por objetivo capacita-lo a caminhar por si próprio, dispensando as muletas – o coach e o coaching – que lhe estão sendo úteis num momento de dificuldades. Ao menos esta deve ser a motivação que o levar a buscar ajuda. Sendo o coaching um recurso valioso, usado corretamente engrandece o cliente e o coach.

O coaching em tempo real

Numa tradução livre da expressão inglesa shadow coaching, coaching em tempo real é um tipo avançado de coaching no qual o coach faz a observação do contexto do cliente em tempo real. Ou seja, o coach vai ao campo de atuação do cliente, sem participar diretamente do jogo. Isso nos lembra o observador participante – muito comum em pesquisas nas ciências sociais, e o consultor de processos – que facilita e orienta processos decisórios nas organizações sem interferir nos conteúdos do jogo.

No coaching em tempo real, o coach observa a atuação de seu cliente em seu ambiente familiar (e.g., atuando como pai/ mãe, filho) e/ou de trabalho (e.g., participando em uma reunião, fazendo uma apresentação, con­duzindo um treinamento, ou ainda orientando um grupo de subordinados).

Diferentemente do coaching regular (com sessões presenciais, ou via web ou telefone), no qual o coach atua com base essencialmente no que o cliente lhe diz, no coaching em tempo real o coach se baseia tanto no que o cliente lhe diz como – e muito importante! – no quê (e como) ele o vê desempenhando os seus diversos papéis.

Assim, além da versão que recebe do seu cliente, o coach tem a sua própria interpretação dos fatos observados. Isso requer uma longa prática com o coaching regular, sem, no entanto, entrar no campo da interpretação psica­nalítica, psicológica ou similar, limitando-se aos fatos observados e suas consequên­cias objetivas.

O coaching em tempo real, além de ser um recurso avançado e valioso, exige do cliente um nível elevado de confiança no seu coach e no coaching. Por isso, recomenda-se que só seja empregado após um período inicial de coaching regular – i.e., após avanços no conhecimento e no respeito mútuo, pessoal e profissional, entre o cliente e o seu coach.