Conquiste o Trabalho de seus Sonhos |1


Todos queremos conquistar o trabalho de nossos sonhos – seja com um emprego ou negócio. Como coach, eu começo projetos com este tema ajudando meu cliente a avaliar suas chances de sucesso com base no mapeamento de três conjuntos de variáveis, que chamo de esferas: a esfera de competências, a de preferências (desejos ou “sonho”) e a de oportunidades (de mercado). Utilizo, neste processo, o questionamento poderoso e outros instrumentos de coaching para exploração dos diferentes aspectos destas esferas.

Vamos conhecer um pouco de cada uma delas antes de eu comentar sobre os passos seguintes (mais adiante).

COMPETÊNCIAS

Diversos textos na web, com títulos sugestivos, destacam competências importantes para o desempenho adequado de diversas funções, variando um pouco a depender do cargo (gerente, presidente?), da área (operações, marketing?) e do ramo de atividade da empresa (comércio, indústria?). No entanto, vários textos enfatizam a necessidade de se desenvolver competências interpessoais junto com as competências técnicas, e algumas delas aparecem repetidamente. Podemos dizer que são as competências essenciais para um profissional se qualificar a disputar uma oportunidade com chances reais de sucesso.

Tendo em vista cargos de direção, destaco as seis seguintes (a ordenação e o peso variam com o cargo): liderança (motivar outros a fazer o que precisa ser feito!), trabalho em equipe (inclui bom humor, lealdade, saber ouvir e apreciar as ideias de outros), visão de negócios (inclui atitude empreendedora), orientação a resultados (inclui gestão da agenda pessoal e iniciativa), comunicação (lucidez e objetividade na exposição de ideias e questões), inteligência emocional (autocontrole, autoconhecimento, autoconsciência e outras). |2

PREFERÊNCIAS

“Qual o seu sonho?” é a pergunta básica da esfera de preferências. A resposta do cliente é trabalhada por ele, com o meu apoio, para se tornar a sua META e ele poder, em continuidade, definir o seu PLANO DE AÇÃO. |3

Preferências costumam incluir pontos como: mais autonomia; mudança de função, de área ou de segmento de negócio; oportunidades de desenvolvimento profissional, uso de tecnologias de ponta; mais ou menos viagens; idem, contatos externos; horários, tempo para família, bônus/ remuneração variável e outros.

OPORTUNIDADES

Podemos considerar como oportunidade um elenco de circunstâncias favoráveis para obtermos um retorno compensador exercendo determinada profissão (ou empreendendo determinado negócio). Naturalmente, além de competências e de preferências, a conquista do trabalho de seus sonhos exige a identificação de oportunidades compatíveis nos mercados escolhidos – a partir de considerações geográficas (cidade? país?), culturais (idioma, etnia), econômicas (setor industrial, função, remuneração), familiares e outras.

Uma vez feitos o mapeamento e a avaliação do estado atual do cliente, a pergunta que se impõe é “E agora? Conhecendo o seu estado atual e o seu sonho – o que você (cliente) vai fazer para aumentar o seu potencial de conquista?” e ser um profissional ou empreendedor de (mais) sucesso – conforme o caso.

As respostas a estas perguntas e a outras similares irão ajudar o cliente a montar o seu PLANO DE AÇÃO, que pode envolver uma ou mais linhas de ação, e.g., ampliação da esfera de competências, ajustes na esfera de preferências e novos focos na esfera de oportunidades. Todas estas variantes de ação buscam o aumento do potencial de sucesso do cliente, representado, na figura abaixo, pelo triângulo central, confluência das três esferas (a figura mostra um típico rascunho de Mapa de Oportunidades, que meus clientes desenham durante as nossas sessões).

Duas outras linhas de ação merecem destaque. A primeira, a linha de ação direta e imediata, ou seja, aquela decorrente de uma resposta positiva à pergunta: “Você (cliente) considera oportuno partir já para a conquista de alguma das oportunidades identificadas?” A segunda, a linha de criação de oportunidades, quando o cliente considera que o mercado não lhe oferece o que deseja (apesar de rara, acontece com empreendedores menos experientes e/ou mais criativos).

Esta é, de forma breve, a metodologia de trabalho que adoto para ajudar o meu cliente a conquistar o trabalho de seus sonhos.

Recapitulando

Com o meu apoio, inicialmente o cliente torna explícito para si mesmo o seu posicionamento, através de um mapeamento, avaliação e harmonização de três esferas: competências, preferências e oportunidades. Este posicionamento abre a janela para uma visão mais clara de seu estado desejado, com a definição de seu FOCO de interesse e de sua META.

Em seguida, ainda refletindo sobre o resultado deste posicionamento e utilizando o seu FOCO e META, o cliente traça um PLANO DE AÇÃO, cuja execução se impõe na continuidade do processo. |3