O que é Estratégia Competitiva | Estratégia Oceano Azul? |1, 2
 

É fácil entender que as empresas têm mais chances de sucesso criando, sistema­ticamente, espaços de mercado não ocupados e com potencial de crescimento – i.e., oceanos azuis – do que lutando para superar a concorrência em mercados existentes, ensanguentados pela luta feroz entre empre­sas rivais – i.e., em oceanos vermelhos.

Uma Estratégia Competitiva, regra geral, busca melhorar o desempenho por diferenciação ou baixo custo (ver p/ex. Modelo das 5 Forças de Porter). Já uma Estratégia Oceano Azul busca alcançar, simultaneamente, diferenciação e baixo custo (ver resumido) – porém, não para superar a concor­rência num mercado existente, onde as regras já estão determinadas pela concorrência; e sim para criar novos espaços de mercado, onde a concorrência é irrelevante (ou quase).

Contudo, por uma infinidade de razões, algumas empresas não podem mudar suficientemente o seu negócio (mix produto-mercado-tecnologia) atual e redefinir a concorrência na sua indústria. Então, para elas uma (nova?) Estratégia Competitiva precisa ser pesquisada. Não diretamente, contudo! Ao lado de ferramentas de Estratégia Competitiva, empregamos, nesses casos, ferramentas de Estratégia Oceano Azul para aumentar as chances de sucesso da estratégia vencedora que definirmos com os gestores da empresa cliente (esteja ela adotando uma linha de Estratégia Competitiva ou Oceano Azul).